sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Mundo moderno

- Vai ali, vamos tirar uma foto! Vai, junta todo mundo!!!
Click!
- Ai, deixa eu ver?
- Eu também quero ver!
- Eu também!
- Putz, não fiquei bem. Pisquei.
- Ah, eu também não gostei de mim! Meu sorriso ficou torto.
- Vamos tirar outra?
- Vai, junta todo mundo ali.
Click!
- Deixa eu ver?
- Também quero ver!
- Putz, não fiquei bem, pisquei.
- Ah, eu gostei, fiquei ótima!
- Manda por email?
- Descarrega e me dá um CD?
- Vamos tirar mais uma pro orkut?
- Vamos! Junta ali!
- Falando em orkut, você viu a foto nova que aquela piranha colocou? Ficou péssima, gorda, brega, o cabelo tá horrível!
- Menina, eu vi. Tá h-o-r-r-o-r-o-s-a! Será que essa cafona não tem câmera digital?
- Claro que não tem! Isso é coisa de câmera velha, de filme!
- Vai, gente, junta ali pra gente tirar mais uma foto!
Click!
- Ai, essa luz realçou minha rugas, vou trocar de posição, daí você tira mais uma?
- Agora uma pro messenger, vamos lá, pessoal!

Há alguns anos atrás:
- Vamos ali na mesa da cozinha que a luz é melhor. Mãe, pega uma caneta!
- Eu acho que é a 12A?
- Que nada, é a 13 sem letra.
- E essa, é qual?
- Essa é a 27A. Lembra que a gente bateu no final? Então, é da 25 pra lá.
- Vai anotando nesse guardanapo qual é qual pra fazer as cópias, menino!
- E esses pretinhos, quem são?
- Que pretinhos, sua anta? Esses são você e o vovô. É negativo, esqueceu?
- Ih, essa última cortou, acho que queimou quando voltamos o filme.
Saía até briga pra ver quem ia levar os negativos primeiro. A tia emprestava pro vizinho, que emprestava pro cunhado, que emprestava pra vó, que emprestava pra prima, que enfiava em algum canto e só ia achar anos depois, na arrumação pra mudança de casa. Mas era bom ver um piscando, o outro bocejando, a outra esperando o flash acender pra sorrir. Tempos que não voltam!



5 Comments:

At 1:14 AM, Anonymous Anônimo said...

É uma mistura de nostálgico com engraçado!
Muito bom!

 
At 11:33 AM, Blogger Paulo C. said...

Ju!!!
Faço fotografia desde os 11 anos. Eu mesmo comprava o filme P&B, em lata, rebobinava no catuchinho, pra sair mais barato; eu mesmo revelava no tanquinho escuro Anscomatic e deixava pendurado no varal de casa pra secar. Eu mesmo comprava os banhos em pó e preparava as soluções de revelador e fixador. O interruptor era ácido acético e eu ficava inalando cheiro de vinagre por horas. Aí, montava no quarto da empregada, ou no banheirinho, um ampliador, luz vermelha, vedava a janela com cartolina preta e fita isolante e ficava horas, varava a madrugada, fazendo ampliações. O varal amanhecia repleto de fotos secando.
Dava um puta trabalho, mas como eu gostava daquilo. Continuo gostando, mas agora, pego minha digital, descarrego o cartão de memória no computador e fico horas no Adobe, dando um trato nas fotos, com muito mais recursos. Lembro que pra fazer uma cópia sépia tinha que dar uns três banhos diferentes na cópia depois de pronta. Hoje você vira uma cópia pra sépia com um único clique.
Mas, sem nostalgia, como era gostoso aquele tempo!!!
BeJUs

 
At 12:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Quando eu tiro foto com minha máquina, nao mostro pra ninguém. As pessoas ficam pedindo pra ver e eu falo que só vão ver qd eu mandar por e-mail. Acho uma chatice essa coisa de deixa eu ver, deixa euv er.
beijinho

 
At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Ju
Eu não aguento seus textos. São muito bons, um melhor que o outro! Eu rio sozinho aqui!
Sucesso sempre!
Renatinho

 
At 1:15 AM, Blogger Ju said...

Eu amo câmera digital, mas tambem gosto de fazer albuns, do efeito surpresa da revelação, essas coisas!

 

Postar um comentário

<< Home